NOTÍCIAS
Caracterizado pela união entre o carbono e o ferro, o procedimento de fabricação do aço é extremamente cauteloso, para garantir que o mesmo esteja sempre adequado aos projetos em que será utilizado.
A produção do aço é realizada a partir de minério de ferro, cal e carvão, onde passam por quatro estágios que abrangem desde a preparação da carga, até a redução, refino e laminação. Confira o passo a passo:
Preparação da carga: O minério de ferro em grande parte é reunido, derivando assim o sinter. O carvão então processado se transforma em coque.
Redução: Após preparadas, as matérias-primas são conduzidas para o alto forno, e em seguida, o oxigênio é aquecido. Quando o carvão entra em contato com o oxigênio, o calor que ele produz dá início a elaboração da redução do minério de ferro em um metal líquido, denominado ferro gusa.
Refino: Nesse processo, uma grande parte do líquido é solidificada em máquinas de lingotamento, fabricando os semi-acabados, blocos e lingotes.
Laminação: Os três elementos obtidos na fase de refino, são produzidos pelos laminadores, sendo assim, modificados em uma diversidade de peças siderúrgicas, de acordo com a formação química.
Viu só quantas etapas? Para saber mais sobre o mundo do aço, continue acompanhando nossas redes sociais!